Tempo com Deus

"Também, quando se assentar no trono do seu Reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos para os cumprir. Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda, de sorte que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel." (Deuteronômio 17:18-20)


Este mandamento se referia aos que fossem reis sobre Israel, séculos antes de o povo escolher a monarquia como forma de governo. Parece óbvio, se lermos a história adiante, que a grande maioria dos reis não deve ter cumprido esta ordem. A Bíblia não fala deles desobedecendo esse mandamento especificamente. Mas pelos resultados de seu governo, podemos concluir que eles estavam longe disso.

Não há um mandamento pra nós, que não somos reis, a respeito de ter tempo com Deus diariamente, apenas a ordem de orar em todo o tempo. Mas o resultado disso em nossa vida é indiscutível. Pra maioria de nós, a falta de tempo é uma grande barreira. Porém, o que isso revela sobre nosso coração? Lembro da conversa que me encorajou a separar um tempo para Deus todos os dias, há anos atrás. Meu amigo disse: "Nós dizemos que Deus entende a nossa falta de tempo. Mas meu professor não entende, meu chefe não entende, minha namorada não entende. Por que, então, Deus entenderia?" Faz muito sentido a questão dele. Podemos "tirar vantagem" da graça e aceitação do Senhor para conosco pra fazer só o que temos vontade. Na verdade, ao dizer que não temos tempo para buscar a Deus, estamos dado mais honra a qualquer pessoa e, consequentemente, desonrando o Senhor.

O fato é que, ainda com nossa vida corrida, encontramos tempo pra nos alimentar, dormir. Claro! Morreríamos se não fizéssemos isso. Mas qual será o resultado para nossa vida espiritual se a negligenciamos? Encorajo você a investir nisso. Eis aqui algumas dicas:

Iniciante

Separe 20 minutos para estar a sós com Deus todos os dias e não deixe que nada atrapalhe aquele tempo. Se atrase pra um compromisso, se necessário. Vá dormir mais tarde. Mas não deixe que nada roube aquele tempo. Você pode ler uma porção da Bíblia, orar pelas suas responsabilidades no dia, trazer pedidos de oração. Você pode ler um devocional diário e pensar nas perguntas de aplicação.

Alguns dias serão mais proveitosos do que outros. Mas não desanime, o mais importante neste passo é a fidelidade. Faça um desafio de pelo menos 21 dias. Creio que depois disso você terá desenvolvido um hábito. Talvez perceba que é hora de aumentar o tempo.

Intermediário

Você já percebeu que 20 minutos é pouco. Agora que já desenvolveu o hábito quer investir mais nesse tempo. Se você se comprometer com 1 hora, seria legal dividir o tempo. Talvez 20 minutos para louvor e adoração ou leitura de um livro cristão, 20 para leitura bíblica e 20 para oração. Não que você não possa sair do script de vez em quando. Mas sem algum planejamento, você pode acabar sem saber o que fazer em alguns dias e desanimar.

Você pode procurar por um programa de leitura anual da Bíblia. Também pode, independentemente de outras leituras, ler um Salmo a cada dia e gastar um tempo meditando e adorando a Deus em resposta ao que leu. Outra dica é ter um caderno. Algumas pessoas gostam de escrever as orações. Eu tenho preguiça, mas registro os tópicos pelos quais tenho orado. É muito bom ver as respostas e agradecer pelo que Deus tem feito. Mas eu prefiro usar meu caderno como uma espécie de diário. Eu escrevo algumas reflexões, algumas coisas que o Senhor tem me ensinado. Mesmo não escrevendo todos os dias, é muito bom pra me ajudar a pensar.

A fidelidade aqui também é muito importante. Não que Deus vá ficar bravo com você se você não fizer. Mas você quer "proteger" o hábito que tem cultivado.

Avançado

Seu tempo com Deus não é mais um hábito, é uma necessidade. O que não impede você de se sentir desanimado vez por outra. A mim, ajuda muito ter um tema. Um livro ou grupo de livros da Bíblia. Um bom livro cristão que estou lendo e sobre o qual estou refletindo.

Aprender a estudar a Bíblia é muito importante. Procure por métodos de estudo bíblico na internet. Escolha um livro pequeno e mais simples (não comece com Romanos!). Seria muito bom ter alguém com quem pudesse compartilhar o que está aprendendo. De preferência alguém que tem estudado a mesma coisa.

Isso é uma realidade em qualquer etapa, mas nessa fase fica mais claro que é sobre se conectar com Deus, ao invés de atividades. Procure iniciar esses momentos com isso em mente. Conte ao Senhor como está o seu coração. Talvez nem mesmo você saiba, então diga pra Ele que precisa de Sua ajuda para isso.

Uma advertência!

Tempo sozinho com Deus é fundamental, mas isso não substitui a nossa comunhão com os irmãos. Ver mensagens pela internet é ótimo, um recurso que cristãos de gerações passadas certamente gostariam de ter. Mas Deus planejou que nosso crescimento se desse em comunidade. "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima" (Hebreus 10:25).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Outro-estima"

Final de temporada

Reino novo, tesouros novos